Add parallel Print Page Options

Amizade de Jônatas para com Davi

18 E Sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma. E Saul, naquele dia, o tomou e não lhe permitiu que tornasse para casa de seu pai. E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma. E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto. E saía Davi aonde quer que Saul o enviava e conduzia-se com prudência; e Saul o pôs sobre a gente de guerra, e era aceito aos olhos de todo o povo e até aos olhos dos servos de Saul.

Sucedeu, porém, que, vindo eles, quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e em danças, com adufes, com alegria e com instrumentos de música.

O cântico das mulheres indigna Saul

E as mulheres, tangendo, respondiam umas às outras e diziam: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares. Então, Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos; e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino? E, desde aquele dia em diante, Saul tinha Davi em suspeita.

10 E aconteceu, ao outro dia, que o mau espírito, da parte de Deus, se apoderou de Saul, e profetizava no meio da casa; e Davi tangia a harpa com a sua mão, como de dia em dia; Saul, porém, tinha na mão uma lança. 11 E Saul atirou com a lança, dizendo: Encravarei a Davi na parede. Porém Davi se desviou dele por duas vezes.

12 E temia Saul a Davi, porque o Senhor era com ele e se tinha retirado de Saul. 13 Pelo que Saul o desviou de si e o pôs por chefe de mil; e saía e entrava diante do povo. 14 E Davi se conduzia com prudência em todos os seus caminhos, e o Senhor era com ele. 15 Vendo, então, Saul que tão prudentemente se conduzia, tinha receio dele. 16 Porém todo o Israel e Judá amavam Davi, porquanto saía e entrava diante deles.

Saul intenta matar Davi pela astúcia

17 Pelo que Saul disse a Davi: Eis que Merabe, minha filha mais velha, te darei por mulher; sê-me somente filho valoroso e guerreia as guerras do Senhor (Porque Saul dizia consigo: Não seja contra ele a minha mão, mas, sim, a dos filisteus.). 18 Mas Davi disse a Saul: Quem sou eu, e qual é a minha vida e a família de meu pai em Israel, para vir a ser genro do rei? 19 Sucedeu, porém, que ao tempo que Merabe, filha de Saul, devia ser dada a Davi, ela foi dada por mulher a Adriel, meolatita.

Mical, a filha de Saul, ama a Davi e casa com ele

20 Mas Mical, a outra filha de Saul, amava a Davi; o que, sendo anunciado a Saul, pareceu isso bom aos seus olhos. 21 E Saul disse: Eu lha darei, para que lhe sirva de laço e para que a mão dos filisteus venha a ser contra ele. Pelo que Saul disse a Davi: Com a outra serás hoje meu genro. 22 E Saul deu ordem aos seus servos: Falai em segredo a Davi, dizendo: Eis que o rei te está mui afeiçoado, e todos os seus servos te amam; agora, pois, consente em ser genro do rei. 23 E os servos de Saul falaram todas essas palavras aos ouvidos de Davi. Então, disse Davi: Parece-vos pouco aos vossos olhos ser genro do rei, sendo eu homem pobre e desprezível? 24 E os servos de Saul lhe anunciaram isso, dizendo: Foram tais as palavras que falou Davi. 25 Então, disse Saul: Assim direis a Davi: O rei não tem necessidade de dote, senão de cem prepúcios de filisteus, para se tomar vingança dos inimigos do rei. Porquanto Saul tentava fazer cair a Davi pela mão dos filisteus. 26 E anunciaram os seus servos essas palavras a Davi, e esse negócio pareceu bem aos olhos de Davi, de que fosse genro do rei; porém ainda os dias se não haviam cumprido. 27 Então, Davi se levantou e partiu ele com os seus homens, e feriram dentre os filisteus duzentos homens; e Davi trouxe os seus prepúcios, e os entregaram todos ao rei, para que fosse genro do rei; então, Saul lhe deu por mulher a sua filha. 28 E viu Saul e notou que o Senhor era com Davi; e Mical, filha de Saul, o amava. 29 Então, Saul temeu muito mais a Davi e Saul foi todos os seus dias inimigo de Davi.

30 E, saindo os príncipes dos filisteus para a batalha, sucedeu que Davi se conduziu mais prudentemente do que todos os servos de Saul; portanto, o seu nome era mui estimado.

Saul sente inveja de Davi

18 Quando Davi terminou de falar com Saul, Jônatas começou uma boa amizade com Davi,[a] considerando-o como a si mesmo. Daquele dia em diante Saul manteve Davi com ele, sem deixá-lo voltar para a casa de seu pai. Jônatas e Davi fizeram uma aliança, porque Jônatas o queria como a si mesmo. Jônatas tirou o manto que levava e o deu a Davi. Também lhe deu todo o seu uniforme, até a sua espada, o seu arco e o seu cinturão.

Saul enviou Davi para lutar em muitas batalhas, e em todas tinha sucesso. Também o deixou encarregado dos soldados, o qual foi do agrado de todos, até dos oficiais.

Quando Davi voltou de matar os filisteus, as mulheres dos povos de Israel saíram cantando e dançando para receber o rei Saul. Gritando tocavam pandeiros e liras, e exclamavam:

“Saul matou 1.000,
    mas Davi matou 10.000!”

Saul não gostou nada disso e se irritou muito. Pensava: “As mulheres dão crédito a Davi de ter matado 10.000, mas a mim de só ter matado 1.000. Mais um pouco e vão dar a ele todo o reino”.

A partir daquele momento Saul começou a olhá-lo com receio.

10 No dia seguinte, um espírito maligno da parte de Deus se apoderou de Saul, fazendo com que ele agisse como louco em casa. Davi tocou a harpa como de costume. 11 Mas Saul tinha uma lança na mão e pensou: “Encravarei Davi na parede”.

Saul tentou fazer isso duas vezes, mas em ambas ocasiões Davi saltou e se desviou da lança.

12 Saul tinha medo de Davi porque o SENHOR já não estava mais com ele, mas sim com Davi. 13 Saul mandou Davi para longe como comandante de 1.000 soldados. Davi os comandava nas batalhas. 14 Davi era bem-sucedido porque o SENHOR estava com ele. 15 Ao ver seu sucesso, Saul cada vez mais tinha medo de Davi. 16 Mas todos em Israel e Judá apreciavam Davi porque os comandava nas batalhas.

17 Um dia Saul disse a Davi:

—Aqui está Merabe, minha filha maior. Case-se com ela e assim se tornará um soldado poderoso. Você será como um filho para mim. Logo irá e lutará as batalhas do SENHOR.

Na realidade, Saul pensava: “Assim não terei que matar Davi eu mesmo, mas os filisteus o matarão”.

18 Mas Davi disse:

—Eu não posso me casar com a filha do rei. Não venho de uma família importante nem mesmo sou importante.

19 Mas quando chegou a hora de Davi se casar com Merabe, Saul a entregou a Adriel, de Meolá. 20 Mical, a outra filha de Saul, estava apaixonada por Davi. Quando Saul soube disso, gostou da notícia, 21 e pensou: “Vou deixar que Mical se case com Davi, mas vou usar Mical como uma armadilha para Davi ser morto pelos filisteus”. Assim Saul falou com Davi novamente:

—Pode casar-se com minha filha hoje mesmo.

22 Saul ordenou aos seus oficiais que falassem com Davi em particular e lhe dissessem:

—Olhe, o rei o aprecia e seus oficiais também. Você deverá se casar com sua filha.

23 Os oficiais falaram com Davi, mas ele respondeu:

—Pensam que é muito fácil ser genro do rei? Eu não sou mais do que um homem qualquer.

24 Os oficiais disseram a Saul o que Davi tinha dito. 25 Saul disse a eles:

—Digam a Davi que o rei não quer que ele pague dinheiro pela sua filha.[b] Saul só quer se vingar dos seus inimigos, por isso ele pede cem prepúcios dos filisteus para lhe dar sua filha em casamento.

Esta era a armadilha que Saul tinha preparado contra Davi. Ele pensava em segredo que os filisteus matariam Davi.

26 Os oficiais falaram de novo com Davi, que ficou contente com esta oportunidade de ser genro do rei, e logo se pôs em ação. 27 Davi e seus soldados foram lutar contra os filisteus e chegaram a matar duzentos[c] deles. Em seguida eles levaram os prepúcios a Saul para assim Davi poder se tornar genro do rei. Saul entregou sua filha Mical em casamento. 28 Então Saul se deu conta de que o SENHOR estava com Davi e que sua filha Mical amava Davi. 29 Por isso, ficou com mais medo de Davi e sempre se colocava contra ele.

30 Além disso, os comandantes filisteus continuaram saindo para lutar contra os israelitas, mas Davi sempre os derrotava, e aumentava sua fama por ser o melhor oficial.

Footnotes

  1. 18.1 Jônatas (…) com Davi Literalmente, “a alma de Jônatas estava atada com a alma de Davi”.
  2. 18.25 dinheiro pela sua filha Nos tempos bíblicos, um homem tinha que pagar dinheiro ao pai da noiva para poder se casar com ela.
  3. 18.27 duzentos A LXX tem: “cem”.