Add parallel Print Page Options

Deus fala com Samuel em sonhos

E o jovem Samuel servia ao Senhor perante Eli. E a palavra do Senhor era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta. E sucedeu, naquele dia, que, estando Eli deitado no seu lugar (e os seus olhos se começavam a escurecer, que não podia ver) e estando também Samuel deitado, antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do Senhor, em que estava a arca de Deus, o Senhor chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui. E correu a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, torna a deitar-te. E foi e se deitou. E o Senhor tornou a chamar outra vez a Samuel. Samuel se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te. Porém Samuel ainda não conhecia o Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor. O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel, terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então, entendeu Eli que o Senhor chamava o jovem. Pelo que Eli disse a Samuel: Vai-te deitar, e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Então, Samuel foi e se deitou no seu lugar.

10 Então, veio o Senhor, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve. 11 E disse o Senhor a Samuel: Eis aqui vou eu a fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambas as orelhas. 12 Naquele mesmo dia, suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa; começá-lo-ei e acabá-lo-ei. 13 Porque eu lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu. 14 Portanto, jurei à casa de Eli que nunca jamais será expiada a iniquidade da casa de Eli com sacrifício nem com oferta de manjares.

Samuel conta a visão a Eli

15 E Samuel ficou deitado até pela manhã e, então, abriu as portas da Casa do Senhor; porém temia Samuel relatar esta visão a Eli. 16 Então, chamou Eli a Samuel e disse: Samuel, meu filho. E disse ele: Eis-me aqui. 17 E ele disse: Que palavra é a que te falou? Peço-te que ma não encubras; assim Deus te faça e outro tanto se me encobrires alguma palavra de todas as palavras que te falou. 18 Então, Samuel lhe contou todas aquelas palavras e nada lhe encobriu. E disse ele: É o Senhor; faça o que bem parecer aos seus olhos.

19 E crescia Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra. 20 E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado por profeta do Senhor. 21 E continuou o Senhor a aparecer em Siló, porquanto o Senhor se manifestava a Samuel, em Siló, pela palavra do Senhor.

Deus chama a Samuel

O jovem Samuel servia ao SENHOR, ajudando Eli. Naquela época, o SENHOR raramente falava com as pessoas e também ninguém tinha visões.

Os olhos de Eli estavam tão fracos que ele quase não via. Uma noite Eli foi se deitar no lugar de costume. Samuel estava dormindo no santuário do SENHOR, onde estava a arca de Deus, e a lâmpada de Deus estava acesa. Nessa noite o SENHOR chamou Samuel e ele respondeu:

—Aqui estou.

E Samuel correu para Eli e disse:

—Aqui estou, por que me chamou?

Mas Eli respondeu:

—Eu não chamei você, volte para a sua cama.

Samuel voltou para a sua cama. De novo, o SENHOR chamou:

—Samuel!

E novamente Samuel correu para Eli e disse:

—Aqui estou, por que me chamou?

Eli disse:

—Eu não chamei você, volte para a sua cama.

Samuel não conhecia a voz do SENHOR, pois o SENHOR nunca tinha falado diretamente[a] com ele. O SENHOR chamou Samuel pela terceira vez e de novo Samuel se levantou, foi até Eli e lhe disse:

—Aqui estou, por que me chamou?

Então Eli entendeu que era o SENHOR que estava chamando o jovem, e disse a Samuel:

—Volte para a sua cama, e se ele chamar você de novo, diga: “Fale, SENHOR, porque o seu servo está ouvindo”.

E Samuel voltou para a sua cama. 10 O SENHOR veio e ficou ali. E o chamou, como das outras vezes:

—Samuel, Samuel!

Samuel disse:

—Fale, SENHOR, o seu servo está ouvindo.

11 O SENHOR disse a Samuel:

—Vou fazer uma coisa terrível em Israel. As pessoas que ouvirem o que vou fazer ficarão apavoradas. 12 Farei tudo o que disse que faria contra Eli e sua família, desde o princípio até o fim. 13 Disse a Eli que ia castigar a sua família para sempre, porque ele sabia que os seus filhos disseram e fizeram coisas más contra mim, mas não os corrigiu. 14 Por isso eu jurei à família de Eli que as ofertas e os sacrifícios nunca conseguirão apagar os seus pecados.

15 Samuel permaneceu deitado até de manhã cedo. Depois se levantou e abriu as portas da casa do SENHOR. Mas estava com medo de contar a visão a Eli. 16 Então Eli disse a Samuel:

—Samuel, meu filho!

Samuel respondeu:

—Sim, senhor.

17 Eli perguntou:

—Que mensagem você recebeu? Não me esconda nada porque se você fizer isso, Deus o castigará.

18 Samuel disse tudo a Eli sem esconder nada. Eli disse:

—Ele é o SENHOR! Que faça o que lhe parecer melhor.

19 O SENHOR estava com Samuel enquanto ele crescia, e tudo o que revelava a Samuel, acontecia. 20 Então todo o povo de Israel, desde Dã até Berseba, soube que Samuel era um verdadeiro profeta do SENHOR. 21 E o SENHOR continuou se revelando a Samuel em Siló; ali o SENHOR se revelava a Samuel e lhe comunicava a palavra do SENHOR.[b]

Footnotes

  1. 3.7 o SENHOR (…) diretamente Literalmente, “a palavra do SENHOR não havia sido revelada a ele”.
  2. 3.21 lhe comunicava a palavra do SENHOR Geralmente isto significava simplesmente uma mensagem de Deus, mas em outras ocasiões parecia ser uma forma particular que Deus usava quando falava com seus profetas.