Add parallel Print Page Options

Primeira mensagem: exortação para reconstruir o templo

No primeiro dia do sexto mês do segundo ano em que o rei Dario governava, o profeta Ageu recebeu uma mensagem do SENHOR. A mensagem era dirigida a Zorobabel (o qual era filho de Salatiel e governador de Judá) e a Josué (o qual era filho de Jozadaque e o sumo sacerdote). A mensagem da parte do SENHOR Todo-Poderoso dizia o seguinte:

2-3 —Este povo anda dizendo que ainda não é o momento de reconstruir o templo do SENHOR. Será então que este é o momento de vocês viverem em casas luxuosas enquanto a minha casa está em ruínas?

—Tomem muito cuidado com o que vocês estão fazendo! Vocês semeiam muito, porém colhem pouco; comem, porém não ficam satisfeitos; bebem, porém não se satisfazem; se vestem, porém não o suficiente para ficarem cobertos. Ganham dinheiro, porém tudo vai embora como se tivessem o bolso furado.

—Tomem muito cuidado com o que vocês estão fazendo! Vão até as montanhas e tragam madeira para reconstruir o templo, e eu ficarei contente com este templo e receberei glória nele. Vocês esperavam uma grande colheita, mas foi pequena; depois, quando vocês armazenaram nas suas casas, eu soprei e fiz com que tudo acabasse logo. Por quê? Porque a minha casa está em ruínas enquanto vocês se dedicam às suas casas. 10 Por causa disso o céu não tem mandado nem um pingo de chuva e a terra não tem mandado nenhum dos seus frutos. 11 Por isso eu tenho determinado que não venha chuva sobre a terra, as montanhas, o trigo, as parreiras, o azeite e tudo mais que a terra produz; sobre as pessoas, os animais e todo o trabalho de vocês.

O povo começa a reconstrução do templo

12 Então Zorobabel, o sumo sacerdote Josué, e o resto do povo obedeceram ao que o SENHOR, o Deus deles, tinha falado por meio do profeta Ageu. O povo sentiu respeito e temor diante do SENHOR Deus.

13 Então Ageu, o mensageiro do SENHOR, disse ao povo o que o SENHOR tinha prometido:

—Eu, o SENHOR, estou com vocês!

14 E o SENHOR animou a Zorobabel, a Josué, e ao resto do povo para que fizessem a obra. Eles começaram a trabalhar na construção do templo do SENHOR, Deus Todo-Poderoso, seu Deus. 15 Tudo isso aconteceu no dia vinte e quatro do sexto mês do segundo ano em que o rei Dario governava.