Add parallel Print Page Options

A visão da locusta, do fogo e do prumo

O Senhor Jeová assim me fez ver: eis que ele formava gafanhotos no princípio do rebento da erva serôdia, e eis que era a erva serôdia depois da segada do rei. E aconteceu que, como eles tivessem comido completamente a erva da terra, eu disse: Senhor Jeová, perdoa; como se levantará agora Jacó? Pois ele é pequeno. Então, o Senhor se arrependeu disso. Não acontecerá, disse o Senhor.

Assim me mostrou o Senhor Jeová: eis que o Senhor Jeová clamava que queria contender por meio do fogo; e consumiu o grande abismo e também queria consumir a terra. Então, eu disse: Senhor Jeová, cessa agora; como se levantará Jacó? Pois ele é pequeno. E o Senhor se arrependeu disso. Nem isso acontecerá, disse o Senhor Jeová.

Mostrou-me também assim: eis que o Senhor estava sobre um muro levantado a prumo; e tinha um prumo na sua mão. E o Senhor me disse: Que vês tu, Amós? E eu disse: Um prumo. Então, disse o Senhor: Eis que eu porei o prumo no meio do meu povo Israel; nunca mais passarei por ele. Mas os altos de Isaque serão assolados, e destruídos os santuários de Israel; e levantar-me-ei com a espada contra a casa de Jeroboão.

10 Então, Amazias, o sacerdote de Betel, mandou dizer a Jeroboão, rei de Israel: Amós tem conspirado contra ti, no meio da casa de Israel; a terra não poderá sofrer todas as suas palavras. 11 Porque assim diz Amós: Jeroboão morrerá à espada, e Israel certamente será levado para fora da sua terra em cativeiro. 12 Depois, Amazias disse a Amós: Vai-te, ó vidente, foge para a terra de Judá, e ali come o pão, e ali profetiza; 13 mas, em Betel, daqui por diante, não profetizarás mais, porque é o santuário do rei e a casa do reino.

14 E respondeu Amós e disse a Amazias: Eu não era profeta, nem filho de profeta, mas boieiro e cultivador de sicômoros. 15 Mas o Senhor me tirou de após o gado e o Senhor me disse: Vai e profetiza ao meu povo Israel. 16 Ora, pois, ouve a palavra do Senhor. Tu dizes: Não profetizarás contra Israel, nem falarás contra a casa de Isaque. 17 Portanto, assim diz o Senhor: Tua mulher se prostituirá na cidade, e teus filhos e tuas filhas cairão à espada, e a tua terra será repartida a cordel, e tu morrerás na terra imunda, e Israel certamente será levado cativo para fora da sua terra.

A visão dos gafanhotos

O Senhor DEUS me mostrou o seguinte: vi que ele formava uma praga de gafanhotos. Era a época que brotava o que tinha sido semeado após feita a colheita do rei. Quando os gafanhotos estavam terminando de comer as plantas do nosso país, eu disse:

—Senhor DEUS, eu lhe suplico que nos perdoe! Como nós, o povo de Jacó, poderemos sobreviver se este é um país tão pequeno?

Então o SENHOR mudou de opinião e disse:

—Isso não vai acontecer.

A visão do fogo

O Senhor DEUS me mostrou o seguinte: ele estava criando uma grande fogueira que consumia o grande abismo e queimava também a terra. Nesse momento eu disse:

—Senhor DEUS, eu lhe suplico que pare! Como poderia sobreviver Jacó se é tão pequeno?

Então o SENHOR mudou de opinião e disse:

—Isso não vai acontecer.

A visão do pedaço de prumo

O Senhor também me mostrou o seguinte: ele estava em pé junto a uma parede de latão e segurava na sua mão um pedaço do latão. Então o SENHOR me disse:

—Amós, o que você está vendo aqui?

Eu respondi:

—Vejo o latão.

E ele me disse:

—Olhe, tenho colocado sofrimento[a] no meio do meu povo, Israel, porque não vou deixar mais passar sequer um dos seus pecados. Os santuários de Isaque serão destruídos, os santuários de Israel virarão ruínas, e eu mesmo atacarei com espada a dinastia de Jeroboão.[b]

Amazias trata de deter Amós

10 Amazias, o sacerdote de Betel,[c] enviou esta mensagem a Jeroboão, rei de Israel:

—Amós planeja algo contra você em Israel; as pessoas não suportam mais a sua mensagem, 11 porque isto é o que ele diz:

“Jeroboão morrerá pela espada,
    e certamente as pessoas de Israel serão exiladas”.

12 Amazias também falou com Amós e lhe disse:

—Fora daqui, vidente, vá para Judá, e que lá mantenham você,[d] profetize lá. 13 Nunca volte a profetizar aqui em Betel, porque este é o lugar sagrado de Jeroboão. Este é o santuário do rei e o templo nacional.

14 Amós respondeu a Amazias:

—Eu não sou profeta profissional nem faço parte do grupo de profetas. Eu tomava conta de animais e figueiras, 15 mas o SENHOR me tirou do rebanho e me disse: “Vá e profetize ao meu povo Israel”. 16 Assim que escute a mensagem do SENHOR. Você me pede para não profetizar contra Israel e que não fale nada contra a família de Isaque. 17 Pois isto é o que diz o SENHOR:

“Sua esposa será uma prostituta da cidade,
    seus filhos e filhas morrerão pela espada.
Suas terras serão possuídas por estranhos
    e serão repartidas entre eles.
Você mesmo terminará morto em terra estrangeira,
    e, certamente, o povo de Israel será exilado”.

Footnotes

  1. 7.8 sofrimento Literalmente, “latão”. É um jogo de palavras já que as palavras “latão” e “sofrimento” têm um som semelhante em hebraico.
  2. 7.9 Jeroboão Rei de Israel. Ver v10.
  3. 7.10 Betel Um povo de Israel, significa “casa de Deus”.
  4. 7.12 que lá mantenham você Aqui se observa que Amazias achava que Amós era um profeta profissional e que recebia dinheiro ou comida por falar da parte de Deus.