Add parallel Print Page Options

Ter cuidado ao fazer promessas

Tome muito cuidado quando você for adorar a Deus. É melhor obedecer a Deus do que oferecer sacrifícios como qualquer que carece de entendimento que continuamente faz o mal e não percebe. Tome cuidado quando fizer promessas a Deus, meça as suas palavras. Não deixe que os seus sentimentos o façam falar sem pensar. Lembre-se que Deus está no céu e você, um simples ser humano, na terra. Portanto seja breve, porque como diz o ditado:

Os maus sonhos chegam com muitas preocupações,
    e os tontos com muitas palavras.

Se você fizer uma promessa a Deus, cumpra-a, porque Deus não se agrada das pessoas com falta de seriedade. Cumpra a Deus o que você prometeu. É melhor não prometer do que prometer e não cumprir. Portanto não deixe que as suas palavras o façam pecar. Não diga ao sacerdote[a]: “Não queria dizer o que disse”. Se você fizer isso, Deus se irritará a causa das suas palavras e destruirá tudo o que você conseguiu com o seu trabalho. Não deixe que os seus sonhos inúteis e as suas ostentações lhe causem dificuldades. Mostre respeito para com Deus!

Inutilidade das riquezas

Quando você perceber que numa província há opressão contra os pobres, que reina a injustiça e o direito lhes é negado, não se surpreenda. Isso acontece porque um alto oficial é protegido por outro mais elevado e ambos são protegidos por outros superiores. Até o rei obtém a sua parte no lucro: a riqueza de um país é dividida entre eles.

10 Quem ama o dinheiro nunca se satisfaz com o que tem, sempre quer mais e mais. Isso também é ilusório. 11 Quanto mais riqueza se tem, mais gastos há. A única coisa que se ganha em ter riquezas é contemplá-las. 12 O trabalhador chega em casa e dorme em paz, tenha pouco ou muito que comer; mas o rico não pode dormir porque a sua riqueza lhe traz muitas preocupações.

13 Há uma coisa muito triste que vi acontecer aqui, “debaixo do sol”: há pessoas que acumulam riquezas em prejuízo próprio, 14 pois ao fazer um mal negócio, perde tudo e não fica nada para deixar para os seus filhos.

15 Nada trouxemos ao nascer e nada levaremos conosco ao morrer. O povo trabalha duro para conseguir coisas, mas quando morre não pode levar nada. 16 Isso é muito triste, a pessoa parte do mundo da mesma forma em que chegou. Então, o que obtém da sua tentativa de segurar o vento? 17 Só consegue dias cheios de tristeza e dor. No final, fica frustrado, doente e irritado.

18 Vi que isto é o melhor que pode ser feito: comer, beber e desfrutar do nosso trabalho durante o número de dias determinado para a nossa existência nesta terra. Deus nos concede a vida com um número de dias determinado e isso é tudo o que temos. 19 Se Deus dá a alguém riqueza, propriedades e a capacidade de desfrutar delas, é necessário aproveitar, aceitar o que Deus dá como presente, o fruto do nosso trabalho. 20 Deus manterá a cada um ocupado no que gosta de fazer[b] para que assim ninguém fique pensando muito no número de dias que tem.

Footnotes

  1. 5.6 sacerdote ou “anjo”, “mensageiro”. Isto pode ser um anjo, um sacerdote ou um profeta.
  2. 5.20 Deus (…) fazer ou “Deus faz o que quer com essas pessoas”.