Add parallel Print Page Options

Mensagem para o rei Acaz

No tempo em que Acaz, filho de Jotão e neto de Uzias, era rei de Judá, Rezim, rei da Síria, e Peca, filho de Remalias, rei de Israel, atacaram a cidade de Jerusalém, mas não puderam conquistá-la.

Quando o rei Acaz soube que os sírios haviam feito um acordo com os israelitas, ele e todo o seu povo ficaram com tanto medo, que tremiam como varas verdes. O Senhor Deus disse a Isaías:

— Vá com o seu filho Sear-Jasube encontrar-se com o rei Acaz. Ele estará na estrada onde os tintureiros trabalham, perto do canal que traz água do açude de cima. Diga ao rei que fique alerta, mas que não perca a calma; que não tenha medo, nem fique desanimado por causa do ódio do rei Rezim, dos sírios e do rei Peca. Eles são menos perigosos do que dois tições soltando fumaça. Os sírios, junto com o rei Peca e os israelitas, estão fazendo planos para prejudicar o rei Acaz. Eles combinaram o seguinte: “Vamos atacar o Reino de Judá, conquistar o seu povo e forçá-lo a aceitar o filho de Tabeal como rei.”

— Porém eu, o Senhor, afirmo que isso não acontecerá. 8-9 Pois a Síria não é mais forte do que Damasco, a sua capital, e Damasco não é mais forte do que o rei Rezim. A terra de Israel não é mais forte do que Samaria, a sua capital, e Samaria não é mais forte do que o rei Peca. Mas daqui a sessenta e cinco anos Israel será destruído e deixará de existir como nação.

— Se vocês não tiverem uma fé firme, não poderão ficar firmes.

Emanuel: Deus está com o seu povo

10 O Senhor Deus enviou ao rei Acaz esta outra mensagem:

11 — Peça ao Senhor, seu Deus, que lhe dê um sinal. Esse sinal poderá vir das profundezas do mundo dos mortos ou das alturas do céu.

12 Mas Acaz respondeu:

— Não vou pedir sinal nenhum. Não vou pôr o Senhor à prova.

13 Então Isaías disse:

— Escutem, descendentes do rei Davi! Será que não basta vocês abusarem da paciência das pessoas? Precisam abusar também da paciência do meu Deus? 14 Pois o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a jovem que está grávida dará à luz um filho e porá nele o nome de Emanuel. 15 Quando ele chegar à idade de saber escolher o bem e rejeitar o mal, o povo estará comendo coalhada e mel. 16 Mas, mesmo antes desse tempo, ó rei Acaz, as terras daqueles dois reis que lhe causaram tanto medo ficarão completamente abandonadas.

17 — O Senhor Deus vai trazer sofrimento para o senhor, ó rei, para as pessoas da sua família e para o seu povo. Ele fará isso por meio do rei da Assíria, e o sofrimento que esse rei vai causar será o pior que já houve desde que o Reino de Israel se separou do Reino de Judá. 18 Quando chegar aquele dia, o Senhor Deus vai assobiar e chamar os egípcios para que venham, como se fossem moscas, dos lugares mais distantes do rio Nilo. E assobiará também para que os assírios, como um enxame de abelhas, venham da sua terra. 19 Eles virão e, como enxames, pousarão nos vales mais profundos, nas fendas das rochas, e em todos os espinheiros e em todos os lugares onde o gado bebe água.

20 — Naquele dia, o Senhor vai contratar um barbeiro que vive na região que fica no outro lado do rio Eufrates, isto é, o rei da Assíria. Ele virá e rapará a barba, os cabelos e os pelos do corpo de todos.

21 — Naquele dia, quem ficar com uma vaca nova e duas cabras 22 terá tanto leite, que poderá comer coalhada. E todos os que ficarem com vida no país comerão coalhada e mel.

23 — Naquele dia, o que antes era uma plantação com mil pés de uva, valendo mil barras de prata, virará um terreno cheio de mato e de espinheiros. 24 O país todo ficará coberto de espinheiros, e os homens irão ali caçar com arco e flechas. 25 E todos os montes, onde antes havia plantações, ficarão tão cobertos de mato e de espinheiros, que ninguém terá a coragem de ir até lá. Somente o gado e as ovelhas irão lá para pastar.

Profecias contra Israel e Síria

Sucedeu, pois, nos dias de Acaz, filho de Jotão, filho de Uzias, rei de Judá, que Rezim, rei da Síria, e Peca, filho de Remalias, rei de Israel, subiram a Jerusalém, para pelejarem contra ela, mas nada puderam contra ela. E deram aviso à casa de Davi, dizendo: A Síria fez aliança com Efraim. Então, se moveu o seu coração, e o coração do seu povo, como se movem as árvores do bosque com o vento.

Então, disse o Senhor a Isaías: Agora, tu e teu filho Sear-Jasube, saí ao encontro de Acaz, ao fim do canal do viveiro superior, ao caminho do campo do lavandeiro. E dize-lhe: Acautela-te e aquieta-te; não temas, nem se desanime o teu coração por causa destes dois pedaços de tições fumegantes, por causa do ardor da ira de Rezim, e da Síria, e do filho de Remalias. Porquanto a Síria teve contra ti maligno conselho, com Efraim e com o filho de Remalias, dizendo: Vamos subir contra Judá, e atormentemo-lo, e repartamo-lo entre nós, e façamos reinar no meio dele o filho de Tabeal. Assim diz o Senhor Deus: Isto não subsistirá, nem tampouco acontecerá. Mas a cabeça da Síria será Damasco, e o cabeça de Damasco, Rezim; e, dentro de sessenta e cinco anos, Efraim será quebrantado e deixará de ser povo. Entretanto, a cabeça de Efraim será Samaria, e a cabeça de Samaria, o filho de Remalias; se o não crerdes, certamente, não ficareis firmes.

10 E continuou o Senhor a falar com Acaz, dizendo: 11 Pede para ti ao Senhor, teu Deus, um sinal; pede-o ou embaixo nas profundezas ou em cima nas alturas. 12 Acaz, porém, disse: Não o pedirei, nem tentarei ao Senhor. 13 Então, ele disse: Ouvi, agora, ó casa de Davi! Pouco vos é afadigardes os homens, senão que ainda afadigareis também ao meu Deus? 14 Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel. 15 Manteiga e mel comerá, até que ele saiba rejeitar o mal e escolher o bem. 16 Na verdade, antes que este menino saiba rejeitar o mal e escolher o bem, a terra de que te enfadas será desamparada dos seus dois reis.

17 Mas o Senhor fará vir sobre ti, e sobre o teu povo, e sobre a casa de teu pai, pelo rei da Assíria, dias tais, quais nunca vieram, desde o dia em que Efraim se separou de Judá. 18 Porque de acontecer que, naquele dia, assobiará o Senhor às moscas que há no extremo dos rios do Egito e às abelhas que andam na terra da Assíria; 19 e virão e pousarão todas nos vales desertos e nas fendas das rochas, e em todos os espinhos, e em todas as florestas.

20 Naquele dia, refará o Senhor com uma navalha alugada, que está além do rio, isto é, com o rei da Assíria, a cabeça e os cabelos dos pés e até a barba totalmente tirará. 21 E sucederá, naquele dia, que alguém criará uma vaca e duas ovelhas. 22 E acontecerá que, por causa da abundância do leite que elas hão de dar, comerá manteiga; e manteiga e mel comerá todo aquele que ficar de resto no meio da terra. 23 Sucederá, também, naquele dia, que todo lugar em que houver mil vides do valor de mil moedas de prata será para sarças e para espinheiros. 24 Com arco e flechas se entrará nele, porque as sarças e os espinheiros cobrirão toda a terra. 25 E também a todos os montes que costumam cavar com enxadas se não irá, por causa do temor das sarças e dos espinheiros; mas servirão para se mandarem para lá os bois e para serem pisados pelas ovelhas.

Síria e Israel

Acaz, filho de Jotão e neto de Uzias, era rei de Judá. Nesse tempo o rei Rezim governava a Síria. O rei Peca, filho de Remalias, governava Israel[a]. Os reis Rezim e Peca decidiram atacar Jerusalém mas não conseguiram conquistá-la. Quando Acaz, o herdeiro de Davi, foi informado de que a Síria e Efraim tinham feito uma aliança, ele e todo o seu povo ficaram tremendo, como árvores da floresta agitadas pelo vento.

Então o SENHOR disse a Isaías:

—Vá com o seu filho Sear-Jasube[b] ao encontro de Acaz. Ele está no lugar onde termina o canal do reservatório superior, no caminho que leva ao Campo do Lavandeiro. Diga a ele para ter cuidado e calma! Não deve desanimar, nem ter medo do que resta desses dois pedaços de lenha fumegantes: não deve ter medo da fúria de Rezim, o sírio, nem do filho de Remalias. A Síria e Israel fizeram planos contra o rei Acaz. Eles disseram: “Vamos invadir, apavorar e dividir o reino de Judá entre nós. Depois vamos instalar o filho de Tabeel como rei”. Mas isto é o que eu, o SENHOR Deus, digo:

“Esse plano não será bem-sucedido,
    isso não irá acontecer.
Quem manda na Síria é Damasco,
    e quem manda em Damasco é Rezim.
Dentro de sessenta e cinco anos
    Efraim será destruído
    e deixará de existir.
Quem manda em Efraim é Samaria,
    e quem manda em Samaria é o filho de Remalias.
Acreditem nisto,
    ou vocês não sobreviverão”.

Emanuel

10 O SENHOR enviou outra mensagem a Acaz:

11 —Peça ao SENHOR, seu Deus, para lhe enviar um sinal. Pode vir do fundo do mundo dos mortos ou do mais alto céu.

12 Mas Acaz disse:

—Não vou pedir isso! Não vou pôr o SENHOR à prova.

13 Então Isaías disse:

—Escutem, herdeiros de Davi! Não basta testarem a paciência dos homens? Querem agora também testar a paciência de Deus? 14 Pois bem! O próprio Senhor lhes dará um sinal:

“Uma jovem[c] ficará grávida
    e dará à luz um filho.
    Ela lhe dará o nome de Emanuel[d].
15 Ele comerá creme de leite[e] e mel,
    até ter idade de rejeitar o mal e escolher o bem.
16 Mas antes dele saber fazer essa escolha,
a terra desses dois reis que você teme estará desolada.

17 “Mas o SENHOR trará um tempo de angústia contra você,
    contra o seu povo e contra a família do seu pai.
Esse sofrimento será o pior que já houve desde o tempo em que Efraim[f] se separou de Judá.
    Isso vai acontecer quando Deus trouxer o rei da Assíria contra vocês.

18 “Naquele dia, o SENHOR assobiará para que os egípcios venham,
    como se fossem moscas,
    dos distantes rios do Egito.
Ele também assobiará para que os assírios,
    como se fossem abelhas,
    da terra da Assíria.
19 Eles virão e pousarão
    nos vales profundos,
    nas fendas das rochas,
nos matagais espinhosos
    e em todos os lugares onde o gado bebe água.
20 Naquele dia, o SENHOR vai contratar o rei da Assíria, que vive no outro lado do rio Eufrates,
    e o utilizará como uma navalha,
para cortar o cabelo,
    a barba e os pelos do corpo de todas as pessoas.

21 “Naquele dia, quem tiver uma vaca e duas cabras 22 terá leite para fazer e comer creme de leite. Todos os sobreviventes comerão creme de leite e mel. 23 Naquele dia, nos lugares onde havia mil videiras que custavam mil moedas de prata, só haverá mato e espinheiros. 24 Só poderão entrar lá caçadores com arco e flechas, pois todo o país estará coberto de mato e espinheiros. 25 Já não se poderá ir aos montes onde as pessoas cultivavam com enxada, porque estarão cheios de mato e espinheiros; nesses montes os bois andarão pastando e as ovelhas correrão livremente”.

Footnotes

  1. 7.1 O rei Peca (…) Israel Isso aconteceu por volta do ano 735 a.C. O propósito da guerra era obrigar Acaz, rei de Judá, a unir-se a Peca, rei das dez tribos do norte (Israel), e à Síria para pararem o avanço da Assíria. Ver 2Rs 16.5-9.
  2. 7.3 Sear-Jasube O nome significa “Um resto há de voltar”.
  3. 7.14 jovem Segundo o TM. A LXX tem: “virgem”. No Novo Testamento, Mt 1.23 segue a LXX.
  4. 7.14 Emanuel Este nome significa “Deus está conosco”.
  5. 7.15 creme de leite Aqui se refere a algo parecido com o iogurte.
  6. 7.17 Efraim Aqui se refere a Israel, o reino do norte.