Add parallel Print Page Options

A guerra contra os cananeus

Depois da morte de Josué, os israelitas perguntaram ao SENHOR:

—Qual das tribos deve ir primeiro combater os cananeus?

O SENHOR respondeu:

—A tribo de Judá deve atacar primeiro. Prestem atenção: tenho entregue esta terra nas mãos da tribo de Judá.

Então os homens da tribo de Judá disseram aos homens da tribo de Simeão:

—Deus prometeu nos dar esse território. Venham então nos ajudar e nós também ajudaremos vocês quando tiverem que conquistar sua terra.

Então os homens da tribo de Simeão se uniram aos da tribo de Judá.

Os homens da tribo de Judá avançaram e o SENHOR os ajudou a ganhar a batalha contra os cananeus e os ferezeus. Foram derrotados 10.000 homens na cidade de Bezeque.

Eles encontraram o governador de Bezeque[a] na sua cidade, lutaram contra ele e venceram a batalha contra os cananeus e os ferezeus. O governador de Bezeque tentou escapar, mas os homens da tribo de Judá o perseguiram e prenderam. Cortaram os polegares das suas mãos e os dedões dos seus pés. Então o governador de Bezeque disse:

—Eu cortei os polegares das mãos e os dedões dos pés de setenta reis. Eles foram obrigados a comer o que caía da minha mesa. Agora Deus fez comigo o mesmo que eu fiz com eles.

Os homens da tribo de Judá levaram o governador de Bezeque para Jerusalém e ali ele morreu.

Os homens da tribo de Judá atacaram e conquistaram Jerusalém. Eles mataram todos à espada e queimaram a cidade. Em seguida, eles atacaram os cananeus que viviam nas montanhas, na região do sul de Canaã, e também os que viviam na região da planície. 10 Mais tarde os homens da tribo de Judá atacaram os cananeus que viviam na cidade de Hebrom, antes chamada Quiriate-Arbá, e derrotaram Sesai, Aimã e Talmai.[b]

Calebe e a sua filha

11 Depois Calebe atacou a cidade de Debir, que antes se chamava Quiriate-Sefer. 12 Calebe fez uma promessa:

—Darei a minha filha Acsa como esposa a quem atacar e conquistar a cidade de Quiriate-Sefer.

13 Calebe tinha um irmão mais novo chamado Quenaz, o qual tinha um filho chamado Otoniel. Otoniel foi quem conquistou a cidade de Quiriate-Sefer. Então Calebe lhe deu a sua filha Acsa como esposa. 14 Depois do casamento com Otoniel, ele convenceu Acsa para pedir ao seu pai o campo. Ela desceu do seu jumento e Calebe perguntou:

—O que deseja?

15 Acsa respondeu:

—Quero lhe pedir uma coisa.[c] O senhor me deu o campo no sul de Canaã, peço que me dê também as fontes de água.

Calebe lhe deu o que pedia. Deu-lhe as fontes que estão em Hebrom, tanto as que estão nas terras altas como as que estão nas terras baixas.

16 Os quenitas, que eram da família do sogro de Moisés, saíram da Cidade das Palmeiras[d] e foram com a tribo de Judá. Ficaram vivendo no deserto de Judá com o povo dessa região. O deserto ficava no sul de Canaã, perto de Arade.

17 Também havia cananeus na cidade de Zefate. Então os homens da tribo de Judá e os da tribo de Simeão juntaram-se para atacá-los. Destruíram completamente a cidade e deram-lhe o nome de Hormá[e]. 18 Os homens da tribo de Judá também conquistaram as cidades de Gaza, Ascalom e Ecrom, e todos os territórios ao redor dessas cidades. 19 O SENHOR ajudava os homens da tribo de Judá e eles iam conquistando todas as terras nas regiões montanhosas, porém não puderam expulsar o povo que vivia na região dos vales porque eles tinham carros de combate feitos de ferro.

20 Moisés tinha prometido a Calebe que lhe entregaria a terra de Hebrom. Calebe tomou a terra e expulsou de lá os três filhos de Enaque[f].

21 Mas a tribo de Benjamim não pôde expulsar os jebuseus de Jerusalém e eles ainda[g] vivem lá com a tribo de Benjamim.

22 Os homens da tribo de José foram atacar a cidade de Betel, pois tinham a ajuda do SENHOR. 23 Enviaram espiões à cidade de Betel, que antes se chamava Luz. 24 Os espiões viram um homem que saía da cidade, e disseram:

—Mostre-nos uma forma de entrar na cidade e não lhe faremos mal.

25 O homem mostrou-lhes como entrar na cidade e eles entraram e mataram as pessoas à espada, mas não mataram aquele homem nem a sua família. 26 Então o homem foi viver na terra dos heteus, onde construiu uma cidade, à qual deu o nome de Luz, e ainda hoje tem esse nome.

Outras guerras contra os cananeus

27 Havia cananeus que viviam nas cidades de Bete-Sã, Taanaque, Dor, Ibleã, Megido e em outras regiões ao redor dessas cidades. Mas os homens da tribo de Manassés não expulsaram das suas terras os habitantes dessas cidades. Os cananeus continuaram vivendo nas suas casas. 28 Mais tarde, quando os israelitas se tornaram mais fortes, eles obrigaram os cananeus a fazer trabalho forçado, mas não os expulsaram de lá.

29 O mesmo aconteceu com os homens da tribo de Efraim, eles não expulsaram os cananeus que viviam em Gezer. Portanto, os cananeus continuaram vivendo em Gezer juntamente com a tribo de Efraim.

30 Os homens da tribo de Zebulom também não expulsaram das suas terras os cananeus que viviam nas cidades de Quitrom e Naalol. Os cananeus continuaram vivendo ali, juntamente com o povo da tribo de Zebulom, embora o povo da tribo de Zebulom os obrigasse a fazer trabalhos forçados.

31 O mesmo aconteceu com os homens da tribo de Asser. Eles não expulsaram o povo que vivia em Aco, Sidom, Alabe, Aczibe, Helba, Afeque e Reobe. 32 Os homens da tribo de Aser não conseguiram obrigar os cananeus a sair de sua terra; portanto, eles continuaram vivendo ali com o povo de Asser.

33 Os homens da tribo de Naftali também não expulsaram das suas terras os cananeus que viviam em Bete-Semes e Bete-Anate. Portanto, os cananeus dessas cidades continuaram vivendo lá com os israelitas. No entanto, o povo de Naftali obrigou os cananeus de Bete-Anate a fazer trabalhos forçados.

34 Os amorreus obrigaram a tribo de Dã a viver nas regiões montanhosas, impedindo-os de ficar no vale. 35 Os amorreus também estavam decididos a permanecer no monte Heres, em Aijalom e em Saalbim. Mas quando os homens da tribo de José se tornaram mais fortes, eles obrigaram os amorreus a fazer trabalho forçado. 36 O território dos amorreus ia desde a subida dos Escorpiões até Selá, e ainda mais para cima.

Footnotes

  1. 1.5 governador de Bezeque ou “Adoni-Bezeque”.
  2. 1.10 Sesai, Aimã e Talmai Três filhos de um homem chamado Enaque. Eles eram gigantes. Ver Nm 13.22.
  3. 1.15 Quero lhe pedir uma coisa Literalmente, “Dê-me uma bênção”.
  4. 1.16 Cidade das Palmeiras Pode ser uma referência a Jericó.
  5. 1.17 Hormá Em hebraico significa “completamente destruído”.
  6. 1.20 filhos de Enaque Ver v10.
  7. 1.21 ainda Isto é, até a data em que o livro foi escrito. Ver 2Sm 5.6-15 onde se narra como Davi conquistou Jerusalém.